• 2606-0050 / 2606-7021
  • saorafael@externatosaorafael.com.br
  • Av. Paes de Barros, 717 - Mooca - São Paulo, SP
  • Sobre o Externato

    Evoluindo e Fazendo Evoluir
    fachada-esr

    Bem-Vindos

    O Externato São Rafael é uma escola privada, mas acessível, que oferece um currículo estimulante e um ambiente de apoio para garantir que nossos alunos tenham sucesso todos os dias. Nos concentramos no desenvolvimento escolar, no crescimento pessoal e no enriquecimento ético. O resultado: alunos independentes e confiantes, curiosos e entusiásticos, responsáveis ​​e compassivos.

    Acreditamos que os anos da escola primária são os mais formativos para a vida de uma criança. Estes primeiros anos podem gerar apatia intelectual ou curiosidade para buscar o conhecimento.
    Um tempo marcado pelo desenvolvimento criativo, social e emocional, e caracterizado por um amor ao aprendizado ao longo da vida e pelas alegrias de novas e diversas amizades.

    O Externato São Rafael foi fundado em 1964 para fornecer aos alunos excelentes programas acadêmicos e um ambiente de carinho com estreitas relações professor-aluno. O Externato São Rafael prepara os alunos para o sucesso tanto pessoal como academicamente.

    Joana Giannoccaro - Diretora

    “Evoluindo e Fazendo Evoluir”

    A filosofia que norteia o ensino do Externato São Rafael busca a superação da visão fragmentada e tecnicista do ensino e de uma educação pautada na mera transmissão de conteúdos, tendo em vista a necessidade de um modelo educacional que imprimi significado à aprendizagem, propiciando práticas educativas em favor da construção e do desenvolvimento da autonomia de professores e alunos, para que estes sejam preparados para a vida na sociedade atual.

    A formação de cidadãos íntegros, autônomos, críticos e ajustados à sua época é o principal foco da filosofia presente em nossa escola.

    Ser referência na área da educação, promovendo o bem estar físico, mental e social do aluno, com coerência entre o falar e o agir, transmitindo valores éticos e morais no decorrer da vida estudantil.

    Evoluir e aperfeiçoar continuamente os processos pedagógicos e de gestão, ampliando horizontes.

    Nossa missão se concretiza na prática de servir com excelência por meio da educação.

    Uma escola com responsabilidade social, atuando de forma ética e transparente, visando a um desenvolvimento sustentável, preservando os recursos culturais e ambientais, ampliando os saberes das gerações futuras, respeitando a diversidade e a pluralidade cultural e promovendo a redução das desigualdades sociais.

    Ser referência na área da educação, promovendo o bem estar físico, mental e social do aluno, com coerência entre o falar e o agir, transmitindo valores éticos e morais no decorrer da vida estudantil.

    É notável que o nosso diferencial está no corpo docente. Formados nas melhores universidades de São Paulo, os nossos professores apresentam total flexibilidade e capacidade de escutar os nossos alunos. Comprometidos com a diversidade estudantil, entendemos que um bom professor é aquele que respeita as naturais e positivas diferenças de aprendizado, reconhece e valoriza, de maneira individualizada, os interesses e pontos fortes dos alunos apresentando, assim, as melhores práticas de ensino.

    Nós, do Externato São Rafael, entendemos que o uso das tecnologias está reencaminhando os limites das possibilidades de ensino nas rápidas mudanças do século 21. No entanto, não investimos somente nos mais avançados recursos digitais, mas também aplicamos um raciocínio pedagógico, em sala de aula, que vai além do pensamento de que só um computador desencadeie mudanças significativas no ensino. Para isso, em parceria com o sistema de ensino SAE Digital, fornecemos aos nossos professores e alunos ferramentas habilitadoras com um plano pedagógico que possibilita a conexão de projetos com o conteúdo, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

    Os desafios da educação

    Os novos tempos trouxeram uma série de mudanças nas mais diversas áreas tanto do conhecimento quanto das relações humanas. Por conta disso, cabe à escola adaptar-se às novas realidades, que se apresentam contínua e incessantemente.

    Essa adaptação, no entanto, não se tem dado de modo simples, devido à velocidade com a qual se processam os acontecimentos no mundo contemporâneo.

    Apesar das dificuldades aparentes, à necessidade de mudança pode – e deve – figurar como incentivo a todos os envolvidos do processo de ensino – aprendizagem, pois a criação de um ambiente efetivamente motivado às novas gerações é um aspecto mais do que básico desse processo.

    Pensando nisso, o Externato São Rafael desenvolve suas atividades, tendo como objetivo, o estímulo e a motivação dos alunos, levando em conta os desafios impostos pelo mundo moderno.